Você conhece o seu cliente?


Tenho total certeza que se você vende produtos ou serviços seja no Mercado Online ou Offline você ao menos supõe quem pode ser o seu potencial comprador, mas será que você realmente conhece o seu cliente?

Talvez um dos requisitos que fez tal pessoa comprar foi a sua oferta, promessa ou ainda a principal questão e a mais importante a que busca uma SOLUÇÃO para seu problemas e vê no que VOCÊ está ofertando!

Um dos modos de você conhecer o seu CLIENTE ou FUTURO CLIENTE é através de:

PESQUISA: Acredito que essa seja a forma mais comum  e utilizada para identificação de clientes, muitos geralmente fazem pesquisas atrás de buscas na internet ou em seus concorrentes para após isso suporem quem são seus potenciais compradores e darem continuidade em seus projetos e deixando por isso mesmo.

alone-2398566_960_720

Mas será que realmente identificaram o seu cliente?

Pode ser que sim e pode ser que não! Mais importante do que apenas fazer uma breve pesquisa e deixar por isso mesmo, é fazer uma pesquisa pós venda para identificar os motivos que levaram a pessoa a comprar, o sexo, condição social, demografia e principalmente identificar as mudanças que você com seu produto ou serviço ocasionou na vida ou na carreira dela!

Se de acordo com a pesquisa você identificar que o público que você atingiu foi mais impulsivo devido a promessa e não tanto devido a solução. o seu problema deve estar na OFERTA / PROMESSA e você deverá revê-la e refaze-la!

Uma pesquisa você pode fazer de diversos modos tanto antes quanto depois… E os benefícios de se fazer antes é que você pode ir ajustando sua oferta de acordo com o que o seu potencial cliente espera de você, e isso você faz através de perguntas como,

Vejamos o caso de um Fotógrafo ou Youtuber:

  • Quais problemas você tem com sua câmera?
  • Você conhece todas as funcionalidades da sua câmera? Qual é o modelo dela?
  • Me diga o que julga ser importante para a sua profissão mas que você possui dificuldade em colocar em prática.
  • Quais equipamentos você ainda precisa? Você conhece algumas alternativas para suprir essa falta?

Essas são apenas algumas das perguntas e você poderá fazer isso tanto em fóruns, Youtube, Facebook e Formulários no Survey Monkey ou Google forms, quanto diretamente com pessoas caso você não use a internet para promover os seus produtos e serviços o que acho hoje completamente difícil!

TENHA EM MENTE O SEGUINTE!

“NUNCA ASSUMA QUE VOCÊ CONHECE O SEU CLIENTE”

Primeiro você tem que ter certeza de que as coisas estão funcionando 100% e de que as suas suposições as quais você vai quebrando dia após dia com pesquisas e estudos estão corretas! Isso é intuitivo e você não deverá ouvir os haters que sempre irão te criticar e em seguida dizer que foi uma crítica construtiva!

No mais… Jamais esqueça de rever o seu público e audiência!

Caso você deseje criar um Negócio na Internet e não sabe por onde começar recomendo você acessar www.atitudeempreendedora.com e fazer o download no meu e-book Como Construir um Negócio Online do Zero!

 

 

 

 

Obrigada, volte sempre!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s